“Tsunami” de importados preocupa montadoras no Brasil
Tsunami de carros importados. Buscando fugir do futuro aumento de tarifas no Brasil, as fabricantes chinesas se anteciparam e lotaram os portos por aqui com quase 70 mil carros elétricos.
🚗 Contextualizando: Na década passada, o Brasil passou a isentar os veículos elétricos e híbridos de uma taxa de importação de 35%. Acontece que o governo de Lula — para beneficiar a indústria nacional — vai retomar as taxas até 2026.
Para aproveitar o timing, as montadoras chinesas exportaram um volume acima do normal de veículos para o Brasil, para já abastecer os próximos meses de vendas. Hoje, nós somos o destino principal no mundo para os carros elétricos da China.
Por que estamos te contando isso? Com cada vez menos veículos movidos a gasolina, a expectativa é que os carros elétricos ultrapassem o resto do mercado no Brasil até 2030. Você talvez já tenha notado isso pela quantidade de BYDs na rua… risos.
Mas as montadoras chinesas não estão aqui só por preferência. No início deste ano, o governo Biden aumentou as tarifas para os EVs importados da China de 25% para 100% nos EUA. Já na Europa, a UE adotou uma taxa de 35% para os elétricos chineses.
Looking Forward: A BYD quer consolidar de vez o seu domínio por aqui. A montadora está investindo R$ 5,5 bilhões em sua nova fábrica e espera que, até 2027, esteja produzindo 300 mil carros por ano.

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