“Charmoso” Gauchão de 2025 com nova fórmula

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF), junto aos 12 clubes, aprovou nesta sexta-feira (22), em congresso técnico realizado na sede da entidade em Porto Alegre, a nova fórmula do Gauchão de 2025, além da definição dos grupos da primeira fase. O campeonato terá início em 22 de janeiro e término em 16 de março, contando com três grupos.

O Grupo A será composto por Grêmio, São José, Guarany e Avenida.
O Grupo B terá Inter, Caxias, Pelotas e Ypiranga.
Já o Grupo C contará com Juventude, Monsoon, Brasil-Pel e São Luiz.

Cada equipe disputará oito partidas na primeira fase, enfrentando times das outras chaves, sem jogos entre equipes do mesmo grupo. Os primeiros colocados de cada grupo, além do melhor segundo colocado geral, avançarão para as semifinais. Os vencedores das semifinais disputarão a final em jogos de ida e volta.


Entre o 5º e o 9º colocados da primeira fase será disputado um torneio para definir os representantes gaúchos na Copa do Brasil e na Série D, conforme a quantidade de vagas disponíveis.
Já os times que terminarem entre a 9ª e a 12ª colocação disputarão o “torneio da morte”, que definirá os rebaixados para a Segundona, com jogos de ida e volta.


O Gauchão de 2025 foi ajustado para atender à adequação das estruturas do calendário nacional do próximo ano, com quatro datas a menos. A equipe que chegar à final disputará 12 partidas, enquanto no formato de 2024 eram necessários 16 jogos para conquistar o título.

Maurício Souza

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.